Comunicação Oral

 

marco 2017zf
Palestra: “A Jornada do Cientista

Próxima edição

Primeiro semestre de 2019.

Onde fazer o curso

Este curso é oferecido como disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo, na cidade de São Paulo, SP.

Escopo e objetivo

Falar é uma das habilidades mais intuitivas dos humanos, sendo que a desenvolvemos logo nos primeiros anos de vida. Contudo, falar de maneira profissional, visando máxima eficiência na comunicação, requer treinamento e prática. A oratória é fundamental não apenas na carreira acadêmica, mas também em diversas outras carreiras de nível superior. Estudantes de ciências precisam aprender a divulgar suas ideias e descobertas tanto para os pares quanto para o público leigo. Assim, este curso tem como objetivo ensinar aos alunos os fundamentos da comunicação científica oral.

Público-alvo

Estudantes e profissionais de ciências, em qualquer estágio da carreira. Podem se candidatar a vagas graduandos, pós-graduandos, técnicos, pesquisadores e professores. Será dada preferência para ingressantes de mestrado e doutorado

Agradecimentos

Este curso começou como módulos dados dentro do curso de campo Ecologia da Floresta Amazônica, tendo depois sido ministrado como módulos dentro de outros cursos e, por fim, evoluído para um curso solo. Agradeço especialmente Elisabeth Kalko, Paulo Peixoto e Glauco Machado pela oportunidade de começar a ministrar esse curso e pelas discussões sobre vida acadêmica, método científico e filosofia da ciência.

Estratégia pedagógica

Este é um curso ao estilo “do it yourself”, baseado em aprendizado ativo, tendo como pilares:

  1. Aprendizado orientado por projetos;
  2. Aprendizado com os pares;
  3. Classe invertida.

Como concorrer a uma vaga

Avisaremos quando as matrículas forem abertas.

​Conselhos acadêmicos

Além dos materiais aqui recomendados, escrevo um blog com dicas sobre a vida acadêmica, incluindo guias práticos sobre diversas atividades e habilidades. Há também um livro derivado do blog disponível como ebook.

Material do curso

Peça ao professor o link para a pasta virtual do curso.

Opinião dos alunos

Ao final do curso, por favor preencha o formulário de satisfação, para que possamos melhorar as próximas edições. Peça o link ao professor.

Carga horária

60 horas ao todo, divididas em aulas teóricas, aulas práticas e exercícios para casa. As aulas serão dadas em 6 dias ao longo de 2 semanas, às segundas, quartas e sextas.

Programa

Este será o programa da disciplina em 2019/1:

Dia Teóricas Práticas
1 T1: Tipos de comunicação científica P1
2 T2: O trivium grego P2
T3: Falácias de retórica
3 T4: Discurso de elevador P3
T5: Pôsteres
4 T6: Palestras P4
5 T7: Mesas-redondas P5
6 Workshop final

Avaliação e relatórios​

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina, com base nos seguintes critérios: (i) participação nas aulas, (ii) desempenho nas apresentações e (iii) evolução durante o curso.

Leituras prévias obrigatórias

Antes do primeiro dia do curso, todos os alunos devem ter lido os seguintes textos:

  1. Opinion: Finding the plot in science storytelling in hopes of enhancing science communication
  2. Bringing ecology blogging into the scientific fold: measuring reach and impact of science community blogs
  3. Using narratives and storytelling to communicate science with nonexpert audiences
  4. 12 pieces of advice for giving talks that have impact
  5. Os sete passos fundamentais para fazer um bom discurso de elevador
  6. Como dar uma palestra
  7. Como fazer um pôster científico

Bibliografia de base

Estes livros compõem a base teórica do curso:

  1. Anderson C (2016) TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público. Intrínseca, São Paulo.
  2. Aristotle (2012) Rhetoric. Courier Corporation, North Chelmsford.
  3. Blum D, Knudson M, Henig RM (2005) A field guide for science writers: the official guide of the National Association of Science Writers, 2nd edn. Oxford University Press, Oxford.
  4. Carnegie D (2012) Como falar em público e encantar as pessoas. Nacional, São Paulo.
  5. Joseph M (2002) The trivium: the liberal arts of logic, grammar, and rhetoric. Paul Dry Books, Philadelphia.
  6. Mello MAR (2017) Sobrevivendo na ciência: um pequeno manual para a jornada do cientista, 1st edn. Amazon Digital Services LLC.
  7. Volpato GL (2013) Ciência: da filosofia à publicação, 6th edn. Cultura Acadêmica, São Paulo.

Vídeos

Assistam também estes vídeos:

 

Anúncios