Comunicação Oral

Palestra: A jornada do cientista

Próxima edição

18 a 29 de março de 2019.

Onde fazer o curso

Este curso é oferecido como disciplina (BIE5755) do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo, na cidade de São Paulo, SP.

Escopo e objetivo

Falar é uma das habilidades mais intuitivas dos humanos, sendo que a desenvolvemos ainda na primeira infância. Contudo, falar de maneira profissional, visando máxima eficiência na comunicação, requer treinamento e prática. A oratória é fundamental não apenas na carreira acadêmica, mas também em diversas outras carreiras de nível superior. Assim, este curso tem como objetivo ensinar aos alunos os fundamentos da comunicação científica oral, com base em técnicas de retórica, dialética e erística.

Público-alvo

Estudantes e profissionais de ciências, em qualquer estágio da carreira. Podem se candidatar a vagas graduandos, pós-graduandos, técnicos, pesquisadores e professores. Será dada preferência para ingressantes de mestrado e doutorado

Agradecimentos

Este curso começou como módulos dados dentro do curso de campo Ecologia da Floresta Amazônica, tendo depois sido ministrado como módulos dentro de outros cursos e, por fim, evoluído para um curso solo. Agradeço especialmente Elisabeth Kalko, Paulo Peixoto e Glauco Machado pela oportunidade de começar a ministrar esse curso e pelas discussões sobre vida acadêmica, método científico e filosofia da ciência.

Estratégia pedagógica

Este é um curso ao estilo “do it yourself”, baseado em aprendizado ativo, tendo como pilares:

  1. Aprendizado orientado por projetos;
  2. Aprendizado com os pares;
  3. Classe invertida.

Como concorrer a uma vaga

Alunos regulares do PPGE-USP devem se matricular como de costume pelo sistema Janus. Alunos de outras instituições (especiais) devem seguir as instruções dadas no site da CPG do IB-USP. No dia 10/2 será divulgada via sistema Janus a lista dos alunos selecionados para a disciplina.

​Conselhos acadêmicos

Além dos materiais aqui recomendados, escrevo um blog com dicas sobre a vida acadêmica, incluindo guias práticos sobre diversas atividades e habilidades. Há também um livro derivado do blog disponível como ebook.

Material

O material da disciplina fica disponível em uma turma virtual do Google Classroom.

Carga horária

60 horas ao todo, divididas em aulas teóricas, aulas práticas e exercícios para casa. As aulas serão dadas em 6 dias ao longo de 2 semanas, às segundas, quartas e sextas.

Programa

Na edição atual (2019/1), as aulas serão dadas das 9:00 às 17:00, com intervalo para almoço das 12:00 às 14:00. Este é o programa da disciplina, incluindo as salas em que as aulas serão dadas. Ecologia: Departamento de Ecologia do IB-USP; CD: Centro Didático (prédio logo atrás da Ecologia).

DiaSalaAulas
18/marEcologia, sala358T0: apresentacão do curso
..T1: Comunicação
..T2: Lógica
..P1: Argumento
20/marCD, sala 5T3: Retórica
..T4: Discurso de elevador
..P2: Pitch
22/marEcologia, sala 358T5: Slides
..P3: Slides
25/marEcologia, sala 358P4: Palestras 1
27/marEcologia, sala 250P5: Palestras 2
29/marEcologia, sala 250Workshop final

Avaliação e relatórios​

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina, com base nos seguintes critérios:

  1. Relatórios das práticas (Pra)
  2. Workshop final (Wks)
  3. Evolução ao longo do curso (Evo)
  • Nota final = medPra*0.4 + Wks*0.4 + Evo*0.2
  • Instruções para os relatórios.
  • Entrega dos relatórios ➡︎ via Google Classroom.

Opinião dos alunos

Ao final do curso, por favor preencha o formulário de satisfação, para que possamos melhorar as próximas edições. Ele será aberto no Google Classrooms logo após a última aula.

Leituras prévias obrigatórias

Antes do primeiro dia do curso, todos os alunos devem ter lido os seguintes textos:

  1. Os sete passos fundamentais para fazer um bom discurso de elevador
  2. Como dar uma palestra
  3. Opinion: Finding the plot in science storytelling in hopes of enhancing science communication
  4. 12 pieces of advice for giving talks that have impact
  5. Using narratives and storytelling to communicate science with nonexpert audiences

Bibliografia de base

Estes livros compõem a base teórica do curso:

  1. Anderson, C. (2016) TED Talks: O Guia Oficial Do TED Para Falar Em Público. Intrinseca, São Paulo.
  2. Aristotle. (2012) Rhetoric. Courier Corporation, North Chelmsford.
  3. Carnegie, D. (2012) Como Falar Em Público e Encantar as Pessoas. Nacional, São Paulo.
  4. Cialdini, R. (2012) As Armas Da Persuasão, 1st ed. Editora Sextante, Rio de Janeiro.
  5. Joseph, M. (2002) The Trivium: The Liberal Arts of Logic, Grammar, and Rhetoric. Paul Dry Books, Philadelphia.
  6. Mello, M.A.R. (2017) Sobrevivendo Na Ciência: Um Pequeno Manual Para a Jornada Do Cientista, 1st ed (ed E do Autor). Amazon Digital Services LLC, Belo Horizonte.
  7. Schopenhauer, A. (2014) 38 Estratégias Para Vencer Qualquer Debate, 1st ed. Faro, São Paulo.
  8. Sondermann, R. (2018) Churchill e a Ciência Por Trás Dos Discursos, 1st ed. LVM Editora, São Paulo.
  9. Volpato, G.L. (2013) Ciência: Da Filosofia à Publicação, 6a ed. Cultura Acadêmica, S{ã}o Paulo.

Vídeos

Assista também estes vídeos:

Anúncios