Redes Ecológicas: Introdutória

Edições

O curso é oferecido em formato MOOC (curso online aberto e massivo, na sigla em inglês), em fluxo contínuo, para ser feito de forma individualizada.

Onde fazer o curso

O curso é oferecido na plataforma Coursera, através da parceria com a PRP-USP. Os interessados podem fazer sua inscrição pela plataforma, visitando o site oficial do curso.

Escopo e objetivo

Todos os seres vivos estão conectados entre si por interações ecológicas, formando uma “colina emaranhada”, nas palavras de Darwin, ou uma “teia da vida”, nas palavras de Humboldt. Desemaranhar essa complexidade é difícil, mas possível, desde você use ferramentas adequadas, como a ciência de redes. Dar os primeiros passos por conta própria é muito difícil, já que a literatura é bastante hermética, cheia de jargão e inconsistências conceituais e de vocabulário. Assim, este é um curso de extensão, que visa servir como um pontapé inicial para quem deseja ingressar no mundo das redes, seja por curiosidade ou com a intenção de trabalhar na área.

Pedagogia

A maioria dos brasileiros não está acostumada ao formato MOOC, então cabe explicar como ele funciona na prática. Como o nome já diz, um curso desse tipo funciona em massa, escalonado para milhares de alunos o fazerem simultaneamente.

Assim, não há prazo de matrícula, prazo de término ou turmas no sentido estrito. O aprendizado é uma experiência totalmente individualizada. As aulas teóricas são 100% assíncronas, as aulas práticas são guiadas por tutoriais e as avaliações são automatizadas ou feitas pelos pares. As dúvidas também são resolvidas nos fóruns, entre os pares.

Isso faz com que um MOOC seja uma experiência imersiva em pedagogia ativa, muito diferente da realidade a que estamos acostumados no nosso sistema de ensino. Depois de experimentar um curso desses, muita gente não quer mais saber de pedagogia passiva. A liberdade dada aos alunos estimula enormemente a autonomia e a criatividade.

Público-alvo

Quaisquer pessoas falantes de português, sejam estudantes ou profissionais, cientistas ou não, e que tenham interesse em aprender os fundamentos sobre como a ciência de redes tem sido aplicada à Ecologia.

Pré-requisitos

  1. Ter conhecimentos básicos sobre a linguagem de programação R. É preciso ao menos saber como carregar dados, usar pacotes e rodar funções no R para poder aproveitar as práticas de computador. Não é necessário ter conhecimentos avançados, como por exemplo criar UDFs. Se você não manjar nada de programação orientada ao objeto, não aproveitará o curso;
  2. Ter conhecimentos básicos sobre ciência ecológica. Usamos muitos conceitos e vocabulários de Ecologia em nível de graduação no curso, então ajuda ter familiaridade com a área. Isso, contudo, não é estritamente necessário;
  3. Ter conhecimentos básicos sobre estatística. Apesar de este não ser o foco do curso, conceitos estatísticos são mencionados nas atividades, então é interessante ter ao menos alguma noção de probabilidade, medidas de tendência central e dispersão, e testes frequentistas. Isso, contudo, não é estritamente necessário.

Atendimento

Em um curso MOOC, elaborado para operar em massa, com centenas ou milhares de alunos fazendo as atividades simultaneamente, há pouca interação direta. Portanto, os alunos não precisam necessariamente ter contato com os docentes e nem com os outros alunos, de modo que o curso possa realmente ser automatizado e escalonado. De qualquer forma, há fóruns de discussão para cada bloco de atividades, onde uma interação direta entre os alunos ocorre livremente. O professor interage diretamente com os alunos apenas no caso de questões de interesse geral relacionadas ao conteúdo. O atendimento sobre acesso, funcionalidades, bugs e pagamentos é feito exclusivamente pelo pessoal técnico da plataforma.

Investimento

Os cursos da plataforma Coursera, via de regra, são pagos. Contudo, é possível fazer a grande maioria das atividades do curso de graça, pagando apenas caso você deseje fazer as avaliações e obter um certificado. Além disso, a Coursera faz parcerias com diversas instituições, incluindo a USP e outras universidades públicas e privadas brasileiras, tornando vários cursos, como este, inteiramente gratuitos para seus estudantes, técnicos e professores. Como se não bastasse, a Coursera ainda oferece auxílio financeiro aos estudantes que não podem pagar a taxa e não pertencem a uma instituição conveniada, gerando desconto ou gratuidade em muitos casos. Ou seja, na prática, muita gente consegue fazer os cursos de graça. Se você tiver dúvidas sobre o seu caso específico, consulte o suporte técnico da Coursera.

Informações completas

Confira todos os detalhes no site oficial do curso na plataforma Coursera.

E se eu não souber nada de R?

Se você não souber nada de R, não vale a pena se inscrever neste curso. Bom, caso você morra de medo do R e nunca tenha tentado aprender nem o básico, siga estes passos primeiro, antes de se aventurar no mundo das redes:

  1. Se você tiver medo do R, leia este texto;
  2. Se você não tiver mais medo do R, mas ainda não souber nada sobre ele, leia esta apostila;
  3. Se você não tiver mais medo do R e já tiver lido a apostila recomendada, faça um bom curso introdutório, como este.

Agradecimentos

A primeira versão deste curso foi criada em 2005 por Paulo Guimarães Jr, dando origem em 2009 à versão ministrada por Marco Mello. Em 2020, unificamos os nossos cursos presenciais. Em 2021, o curso foi dividido em uma versão presencial avançada e outra remota introdutória. Na construção do curso, contamos com a valiosa ajuda de vários colegas do Brasil e de outros países, especialmente Andrej Mrvar, Carsten Dormann, Elisabeth Kalko, Jeff Ollerton, Katherine Ognyanova, Márcio Araújo, Mário Almeida-Neto, Nico Blüthgen, Pedro Jordano & Vladimir Batagelj. Renata Muylaert atuou como tutora por vários anos e desde 2017 começou a ministrar o seu próprio curso.